Cardápios

Cardápios

Em um restaurante não há nada mais importante que um cardápio bem elaborado, este é um item primordial nesse tipo de estabelecimento, se tornando um dos principais instrumentos de marketing, fazendo a função de informativo, publicidade e venda, devendo ser um dos primeiros elementos a ser pensado quando da decisão de se abrir um local para venda de comidas e bebidas. E tudo deve ser bem pensado, desde sua forma física quanto ao seu conteúdo.

Alguns fatores determinantes devem ser considerados na composição de um cardápio: o estilo da identidade corporativa, perfil do consumidor, as preferências regionais, o espaço físico, o número de refeições, além de informações básicas sobre a empresa e seus serviços. A harmonia da disposição dos pratos seja eles distribuídos por ordem alfabética ou por características também são fatores que diferenciam um cardápio bem elaborado de outro que não chega a tanto.

Tenha atenção para os cardápios muito extensos, pois cansam e confundem o consumidor, como também com fontes muito pequenas e com produtos listados que estão frequentemente em falta.

O cardápio é um instrumento de venda e, como tal, deve facilitar a vida do restaurante, do garçom e do cliente. Entretanto, alguns estabelecimentos ainda falham na sua concepção, não tirando proveito do grande potencial que tem.

A estrutura física do cardápio não é um ponto menos complexo. O formato e a sua apresentação, muitas vezes, podem ser aspectos de atração ou repulsa ao restaurante, normalmente, numa reação inconsciente do consumidor. Como um instrumento de informação, deve ser condizente com a proposta do restaurante e adequado ao tipo de consumidor alvo do negócio.

,