Offset x Digital
Impressão offset X digital
Sempre há dúvidas nos tipos de impressão e qual é mais vantajosa. Vamos mostrar aqui como que é cada processo de impressão, os prós e contra de cada um.
Impressão Offset
Esse tipo de impressão tem uma qualidade maior que a digital, ideal para impressão de alta tiragem, sendo o método mais utilizado pelas indústrias gráficas. Esse processo se faz por meio da interação entre água e tinta offset, onde a imagem é transmitida da matriz para um rolo de impressão e, sequencialmente, transferido para o papel.
A impressão offset tem uma alta velocidade de impressão e qualidade da imagem, além de suportar os mais variados tipos de papéis, tanto na textura, tamanho e gramatura. Outra vantagem da impressão offset é o seu suporte a utilização de uma cor Pantone, tintas especiais, como o metálico e fluorescentes, além de permitir uma variedade muito maior de trabalhos personalizados.
Impressão Digital
O processo de impressão digital é destinada para projetos de pequenas tiragens e de tamanho limitado. Seu sistema de impressão se faz através de uma impressora laser que imprime todas as cores de uma só vez. O formato geralmente fica limitado ao tamanho A3W (480x330mm). Se a impressão demanda de uma certa urgência, a tiragem é pequena, ou se há dados variáveis, a impressão digital será a melhor solução para sua necessidade.
Impressão Híbrida
Em algumas situações é possível utilizar a chamada impressão híbrida, que consiste em imprimir parte do material em offset e parte em digital, permitindo um custo baixo nos impressos de maior quantidade e ao mesmo tempo a personalização em algum impresso específico, tornando cada material exclusivo.
Em resumo, ambos os métodos tem seus prós e contras, e cada um atende adequadamente uma situação diferente da outra, bastando avaliar qual trará mais benefício à sua necessidade.