Cartazes
A comunicação é importante para qualquer empresa, pois sem a divulgação dos produtos ou serviços, por melhor que eles sejam, eles não acabaram atingindo o consumidor. O cartaz, por muitas vezes, é uma ferramenta de divulgação de fácil e rápida produção, além de ser muito versátil e eficiente, atingindo várias pessoas com uma única peça.
O ponto inicial para desenvolver um cartaz é ter um bom briefing elaborado, nele que irá conter as informações sobre o público almejado e as informações do produto ou serviço que deseja oferecer. Quanto mais recheado de informações melhor, pois com base nessas informações que seu material será desenvolvido.
O layout
O próximo passo é definir o layout do material, o posicionamento das informações, definição de cores e todos os elementos gráficos que serão utilizados, sempre pensando que o cartaz deva estar em harmonia com os locais onde será distribuído.
O cartaz, assim como o outdoor é um material de leitura rápida, então este não deve ser carregado de informações, devendo ser leve e impactante. Nesse caso vale a máxima do design “Menos é Mais”.
O cartaz ideal utiliza poucas cores e sempre conta com uma imagem dominante, utilizando de fontes tipográficas bem definidas e de fácil leitura a grandes distâncias.
Impressão e distribuição
Para definir o tipo de impressão e papel a ser utilizado deve-se pensar primeiro nos locais onde estarão distribuídos os cartazes, intensidade da luz sobre o material, altura a ser posicionado, condições do local, etc. Cada local tem um perfil de público, em lugares mais rústicos por exemplo o retorno do cartaz será pequeno se for utilizado uma papel e acabamentos mais refinados.
Lembre-se que em áreas externas a vida útil do cartaz é mais curta por estar exposto às ações do tempo, sendo recomendado apenas para ações de curto prazo.
Agora que já tem algumas dicas é só soltar a imaginação e dar início aos seus cartazes!