Envelopes
Quais são os tipos mais comuns de envelopes?
Envelope saco
É um modelo muito utilizado no dia a dia das empresas, tanto para envio de propostas, contratos, orçamentos e todo tipo de documentação que não possa ser dobrada. Apresentado em duas medidas: 24x34cm ou 26x36cm.
Envelope carta ou meio saco
O envelope carta é apresentado na medida 15,5x22cm. Sua principal utilização é para envio de correspondências e funciona muito bem para malas diretas, cartões e outros materiais de dimensões menores.
Envelope ofício
O envelope ofício é o mais conhecido e mais utilizado por nós brasileiros. Apresentado na medida de 11,4x23cm. Este é o envelope que você está acostumado a receber em correspondências de fatura de cartão de crédito e contas de consumo. Esse modelo pode ser também usado para envio de qualquer papel ou documento que pode ser dobrado.
Escolha a melhor gramatura
A gramatura é a quantidade massa por área de um papel. Quanto maior a quantidade de massa mais grossa é a folha. Geralmente as folhas com maior massa proporcionam envelopes com maior impacto de apresentação, além de serem mais resistentes quando forem emitidos via Correios, onde uma gramatura mais indicada é de 120g/m².
Em relação ao tipo de papel o mais usual é o papel Offset (sulfite) seguido do papel reciclado.
Lembre-se: Além de pensar em uma arte bem feita, para cumprirem suas funções os envelopes necessitam também das informações de contatos da sua empresa, diminuindo a chance de extravios e facilitando a identificação de quem o recebe.